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DICAS 3176 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 4 - 23-11-2020-08_00Hrs- Lição 2.1. Meu Primeiro Projeto Android - Primeira Janela - PARTE B
ASSUNTOS
Minha primeira janela
visao global
criando a janela
Exibindo uma mensagem
Criando um botao
o Nome do botao sera exibicao
mostrar uma mensagem em uma caixa de diálogo
Entrar no codigo do botao
digigar info para mostrar alguma informacao
Salvar
Primeiro teste
Proxima Licao: Primeira Implantação no dispositivo
PlayList WebDev tutorial Amarildo Webdev
Playlist Windev Tutorial Amarildo Windev
PlayList Windev Mobile
Amarildo
Donwloads Windev
Windev
WxSolucoes
Matos Informatica
Repositorio Windev
Inscricao Evento Pcsof
Site forum Google
Video sobre 3 Mil Videos Windev
Video sobre Alfaserver servidor
Minha primeira janela
visão global
A primeira janela permite ao usuário exibir uma mensagem de boas-vindas através do botão "Exibir".
Você pode achar que isso é muito básico, mas recomendamos que você crie esta janela. Você pode se surpreender com o quão intuitivo e fácil é usar o editor do WINDEV Mobile. Além disso, esta janela permitirá que você descubra conceitos fundamentais para o restante deste tutorial e veja todo o processo de desenvolvimento de um aplicativo Android com WINDEV Mobile.
Criando a janela
- Para criar a janela:
- Na janela de criação de um novo elemento, clique em "Janela" e depois em "Janela".
Observação
Conforme um novo projeto é criado, a janela para criação de um novo elemento é exibida automaticamente. Para exibir a janela de criação de um novo elemento, basta clicar entre os botões de acesso rápido do WINDEV Mobile: - O assistente de criação de janela é iniciado.
- Na lista de janelas propostas, selecione "Em branco". O modelo de skin usado é exibido na parte inferior direita do assistente. "Material Design Blue 2", o modelo de skin que foi selecionado ao criar o projeto é selecionado por padrão.
Observação
Os modelos de skin permitem que você crie rapidamente interfaces excelentes. Um modelo de capa define o estilo da janela, bem como o estilo de todos os controles que serão usados nesta janela. Assim, não há risco de obter uma interface feia. - Validar. A janela é criada automaticamente no editor. A janela para salvar um elemento é exibida. Esta janela é usada para especificar:
- o título do elemento. Para uma janela, este título será exibido na Barra de ação da janela.
- o nome do elemento que corresponde ao nome da janela. Este nome será usado na programação.
- a localização do elemento. Esta localização corresponde ao diretório no qual o arquivo físico correspondente ao elemento é salvo. A janela é um arquivo "WDW", salvo no diretório do projeto.
- Especifique o título do elemento: "Bem-vindo". O nome do elemento é proposto automaticamente: "WIN_Welcome".
Observação
Vejamos o nome da janela proposto pelo WINDEV Mobile: este nome começa com as letras "WIN_". Este prefixo é adicionado automaticamente porque o projeto usa um estilo de código. O estilo de código é usado para definir um prefixo para cada tipo de objeto, permitindo que você identifique rapidamente o elemento:- uma janela começa com "WIN_",
- um botão começa com "BTN_",
- etc.
Se você não quiser usar este estilo de código, você pode simplesmente desativá-lo: no painel "Projeto", no grupo "Outras ações", expanda "Estilo de código" e desmarque "Usar estilo de código". - Salve a janela clicando em "OK".
- Na janela de criação de um novo elemento, clique em "Janela" e depois em "Janela".
Exibindo uma mensagem
Agora você vai criar um controle de botão usado para exibir uma mensagem.
- Para criar o controle do botão "Exibir":
- No painel "Criação", no grupo "Controles usuais", clique em . O controle aparece no modo de criação sob o ponteiro do mouse.
- Mova o mouse em direção à posição onde o controle será criado na janela (no topo da janela, por exemplo). Para soltar o controle na janela, basta clicar na janela.
- Clique com o botão direito no controle que acabou de ser criado. O menu pop-up de controle é exibido. Selecione "Descrição" neste menu pop-up. A janela de descrição do controle de botão é exibida.
- Modifique as características de controle inserindo as seguintes informações:
- Este controle é denominado: "BTN_Display".
- A legenda do controle é: "Display".
Observação | Para modificar o nome e a legenda do controle Button, usamos a janela de descrição do controle (também chamada de "janela de 7 guias"). O nome do controle e a legenda também podem ser modificados na janela que está sendo editada:
|
- Valide a janela de descrição do controle (botão "OK"). A nova legenda de controle aparece no editor de janela.
- Vamos mostrar uma mensagem em uma caixa de diálogo (uma pequena janela proposta pelo sistema). Para fazer isso, usaremos nossa primeira função WLanguage: Info .
Observação
A linguagem de programação fornecida com WINDEV Mobile é denominada WLanguage. É uma linguagem de 5ª geração (5GL) que inclui comandos altamente sofisticados. - Selecione o controle, se necessário.
Observações:- Quando o controle é selecionado, várias alças aparecem ao redor do controle.
- Para selecionar um controle, basta clicar nele.
- Abra o menu popup do controle (clique com o botão direito).
- Selecione "Código". Esta opção abre o editor de código do WINDEV Mobile, no qual todas as instruções WLanguage podem ser digitadas.
Observação
O editor de código propõe eventos diferentes para cada tipo de controle. Estes são os eventos relacionados ao controle. Portanto, dois eventos são exibidos para o controle "Botão":- "Inicializando", execute quando a janela for exibida.
- "Clique", executado quando o usuário clicar no controle.
Observação: eventos adicionais podem ser adicionados, se necessário. - Escreva o seguinte código WLanguage no evento "Click" do controle "BTN_Display":Informações ( "Olá" )
- Selecione o controle, se necessário.
Observação | Ao digitar este código WLanguage no editor de código, você provavelmente notou que os diferentes elementos usam cores diferentes. Isso é chamado de realce de sintaxe. O editor de código permite que você identifique facilmente os diferentes elementos manipulados pelo código:
|
Info exibe a mensagem passada como parâmetro.
- Salve as modificações clicando no botão de acesso rápido ou pressionando Ctrl + S.
- Feche o editor de código (cruze no canto superior direito do editor de código). O editor de janela é exibido novamente.
Para um aplicativo Android, WINDEV Mobile permite que você execute o teste do aplicativo no computador de desenvolvimento por meio do modo de simulação. Este teste simula um dispositivo Android no computador de desenvolvimento. Este teste é útil quando nenhum dispositivo Android pode ser usado pelo desenvolvedor. No entanto, este teste não permite a utilização dos componentes de hardware do dispositivo (GPS, SMS, câmera, ...).
Observação | WINDEV Mobile também permite que você execute um teste do aplicativo por meio do emulador Android (AVD) fornecido com o SDK. |
- Vamos agora executar o teste de janela no modo de simulação.
- Clique entre os botões de acesso rápido (ou pressione F9).
- Valide (se necessário) a mensagem informativa sobre o modo simulador.
- Escolha (se necessário) o modo de gerenciamento do editor durante o teste (editor minimizado ou não).
- A janela criada é iniciada em execução.
- Clique no botão "Exibir".
- Valide a janela do sistema que é exibida.
- Qualquer desenvolvedor sabe que executar um teste de programa pode ser um trabalho longo e cansativo. No WINDEV Mobile, um ÚNICO CLIQUE permite executar o teste da janela, relatório ou procedimento enquanto o está criando. Isso é simples e rápido!
- Clique em "x" no menu acima da caixa do simulador para fechar a janela.