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terça-feira, 24 de novembro de 2020

DICAS 3190 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 11 - 07-12-2020-08_00Hrs- Lição 4.2. O básico do WLanguage - Variaveis - PARTE A



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DICAS 3190 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 11 - 07-12-2020-08_00Hrs- Lição 4.2. O básico do WLanguage - Variaveis - PARTE A


ASSUNTOS

Lição 4.2. O básico do WLanguage
As variáveis
Declaring and assigning a variable
Os tipos de variáveis
O escopo das variaveis
Global 
Local
Escopo
Operações simples nas variáveis
Exemplos
Operadores de comparacao 
dicas 
Proxima Licao : The conditional IF and SWITCH statements








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Lição 4.2. O básico do WLanguage
Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • Os diferentes tipos de variáveis.
  • Principais declarações WLanguage.
  • Os principais operadores WLanguage.
  • Procedimentos e funções.
  • Processamento de strings, valores numéricos e moedas.
Duração da aula

Tempo estimado: 1 hora
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As variáveis

O que é uma variável?

Em uma linguagem de programação, uma variável é usada para armazenar dados. Essas seções de memória contêm strings, números, etc.
As variáveis ​​são usadas para realizar cálculos, para realizar comparações ou para armazenar informações que serão usadas posteriormente.
Declarando e inicializando uma variável
Uma variável é representada por:
  • um nome: Nome dado à variável para que possa ser usada pelo idioma.
  • um tipo: Natureza dos dados armazenados na variável (consulte Os tipos de variáveis ).
  • um valor: informações armazenadas na variável.
  • um escopo: Limite para usar a variável no programa (ver O escopo das variáveis ). O escopo é definido principalmente pelo local onde a variável é declarada.

Declarando e atribuindo uma variável

A variável deve ser declarada (o que significa criada) antes que possa ser usada.
  • Exemplo de declaração simples:
    Price is currency
    • Preço representa o nome da variável.
    • é usado para declarar a variável. A linguagem cotidiana é usada em WLanguage.
    • moeda corresponde ao tipo de variável.
  • Exemplo de declaração múltipla:
    LastNameFirstName are strings
    • LastName, FirstName representam os nomes das variáveis.
    • are é usado para declarar um conjunto de variáveis.
    • strings representam o tipo de variáveis.
Quando a variável é declarada, você tem a capacidade de atribuí-la (ou atribuir um valor). Por exemplo:
// Atribuir uma variável de moeda
Price 1256,67
// Atribuir uma variável de string
LastName "Doe"
operador = é usado para realizar esta atribuição.

Observação

Em WLanguage, o caractere "(aspas duplas) é o caractere usado para delimitar uma sequência de caracteres. No exemplo acima, as aspas duplas são usadas para atribuir o valor Doe à variável LastName.
O conteúdo da variável pode ser lido e manipulado: basta usar o nome dado à variável para acessá-la.
O exemplo a seguir é usado para ler e exibir o conteúdo da variável Price na tela:
Info preço )

Os tipos de variáveis

O tipo de variável é usado para especificar o tipo de informação que será armazenada na variável. Os tipos mais comuns são:
  • booleano (verdadeiro ou falso),
  • string ("Doe"),
  • inteiro (1234),
  • moeda (12,32),
  • real (7.766666),
  • etc.

Importante

Use o tipo correspondente às informações que devem ser armazenadas. Portanto, você otimizará a memória e evitará erros de cálculo ou processo ao usar variáveis ​​nas funções WLanguage.
A maioria desses tipos de variáveis ​​será usada neste tutorial.
Para mais detalhes, consulte a ajuda sobre o tipo desejado (ver Os diferentes tipos de variáveis ).

Observação

Outros tipos estão disponíveis, como matrizes, estruturas, datas, horas, ...
Variáveis ​​avançadas também estão disponíveis. Esses tipos avançados reúnem todas as características do elemento que está sendo usado em uma única variável.
Tipos avançados podem ser usados ​​para lidar com documentos XML, e-mails, arquivos XLS, ...

O escopo das variáveis

As variáveis ​​podem ser declaradas em qualquer lugar do código. Porém, de acordo com a posição de sua declaração, a variável não pode ser utilizada para realizar processos ou cálculos. Falamos de escopo variável.
Dois tipos de escopo estão disponíveis:
  • Global.
  • Local.
Escopo
global Global significa que a variável tem uma visibilidade estendida no código. A variável é visível fora do local onde foi declarada. Vários níveis estão disponíveis:
  • Projeto e conjunto de procedimentos,
  • Janela, janela móvel, página, relatório.
Uma variável declarada em nível de projeto tem maior visibilidade no programa. A variável é visível em qualquer lugar, em todos os processos do programa. No entanto, você não deve declarar muitas variáveis ​​com este escopo: na verdade, a memória ocupada pela variável é sempre reservada, mesmo se a variável não for usada. Usar um grande número de variáveis ​​globais não é recomendado na arquitetura do programa. Para passar variáveis ​​para um processo, recomendamos que você use parâmetros (consulte "Parâmetros de um procedimento" para obter mais detalhes).
Uma variável declarada em um conjunto de procedimentos e uma variável declarada no projeto têm a mesma visibilidade. A vantagem de declarar uma variável no nível de um Conjunto é agrupar (ou classificar) as variáveis ​​por tema (conjunto) para tornar o processo de inicialização do projeto mais legível.
Uma variável declarada em nível de Janela, Janela Móvel, Página ou Relatório limita o escopo da variável a todos os processos do elemento (Janela, Janela Móvel, Página ou Relatório) e seus controles. Isso permite encapsular e limitar os usos.
Escopo
local Local significa que a variável tem uma visibilidade limitada no código. A variável é visível no processo em que foi declarada. Isso torna possível restringir o uso de variável ao processo.
Diagrama de escopo resumido
Escopo de variáveis

Uma variável é global quando é declarada:
  • no código de inicialização do projeto (ou no código de declaração do conjunto de procedimentos). A variável é global para o projeto.
  • No código de declaração de variáveis ​​globais de janela, página ou relatório. A variável é global para o elemento (janela, página ou relatório) onde foi declarada.
Em todos os outros casos, uma variável é local para o processo em que é declarada.

Operações simples nas variáveis

Vários operadores matemáticos podem ser usados ​​para realizar cálculos nas variáveis:
  • + para realizar uma adição.
  • - para realizar uma subtração.
  • * para fazer uma multiplicação.
  • / para realizar uma divisão.
Outros operadores podem ser usados ​​para realizar cálculos:
  • ++ para incrementar de 1 (adicionar 1 à variável).
  • - - para diminuir de 1 (subtrair 1 da variável).
  • + = para atribuir adicionando um valor.
  • - = atribuir subtraindo um valor.
Exemplos:
// Declaration of variables
Cnt is int
V1 is int
Res is numeric
 
// Assignment
Cnt = 10
V1 = 3
 
// Use of operators
Cnt = Cnt + 3   // Cnt is equal to 13
Cnt ++ // Cnt is equal to 14
Cnt -= 8 // Cnt is equal to 6
Cnt = Cnt * V1 // Cnt is equal to 18
Res = Cnt / 5 // Res is equal to 3.6
Operadores de comparação também estão disponíveis:
  • <menos que
  • > maior que
  • <= menor ou igual a
  • > = maior ou igual a
  • <> diferente de
  • = igual a
Outros operadores estão disponíveis. Consulte Os diferentes tipos de operadores para obter mais detalhes.

Dicas

  • É muito conveniente nomear as variáveis ​​com nomes longos (e evitar nomes curtos como i, j, k, ...). Ao ler o programa novamente, você será capaz de lembrar facilmente o propósito da variável.
  • Para definir o nome das variáveis, todos os caracteres Unicode (incluindo os caracteres acentuados) são aceitos. Significa legibilidade melhorada! Cuidado: alguns caracteres não são permitidos: espaço, =, ponto, vírgula, ...
  • É muito importante dar o tipo adequado à variável de acordo com seu uso. Por exemplo, para armazenar vários dígitos, você pode ter que:
    • use uma variável numérica se esta variável deve ser usada para cálculos.
    • use uma variável de string se esta variável deve ser usada para armazenar dígitos sem realizar cálculos (para