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DICAS 3105 -WEBDEV TUTORIAL 39 - 28-09-2020-09_00Hrs-SEG-Licao 3.3. UPLOAD - GERENCIANDO A IMAGEN DO PRODUTO - Parte L
Lesson 3.3. Pages for addition and modification
ASSUNTOS
Gerenciando a imagem do produto
O upload consiste em copiar um arquivo do computador cliente para o servidor.
WEBDEV se propõe a gerenciar o upload do arquivo por meio de dois controles específicos:
Para criar o controle de upload:
Para configurar o controle de upload
Comandos usados
UploadCopyFile
fsep
gsImagePath
fLoadBuffer
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B
DICAS 3070 -WEBDEV TUTORIAL 4-Licao 1.2-14-09-2020 17hrs-Web development and WEBDEV - PARTE C
DICAS 3071 -WEBDEV TUTORIAL 5-Licao 1.3-15-09-2020 11hrs-Lesson 1.3. Minha Primeira Pagina - PARTE A
DICAS 3071 -WEBDEV TUTORIAL 5-Licao 1.3-15-09-2020 11hrs-Lesson 1.3. Minha Primeira Pagina - PARTE A
DICAS 3076 -WEBDEV TUTORIAL 10-Licao 1.3-16-09-2020 16hrs-Lesson 1.3. TESTE PAGINA E WDMAP - PARTE F
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// receiving the files uploade from upd_upload server
// UploadCopyFile é usado para salvar no servidor o arquivo carregado pelo usuário.
// No nosso caso, o arquivo é copiado para o diretório de dados (retornado por fDataDir ).
// O nome do arquivo é mantido.
UploadCopyFile (MySelf, fDataDir (), UploadFileName (MySelf, False ))
// Em seguida, o caminho da imagem enviada é armazenado em uma variável global chamada gsImagePath .
// O fSep permite recuperar o separador que será usado no sistema operacional do servidor
// ("\" para Windows, "/" para Linux). Portanto, seu site é independente do servidor onde está instalado!
gsSimagepath = fDataDir () + [ fSep ()] + UploadFileName (MySelf, False )
// a imagem carregada é exibida no controle IMG_Visual Image.
// the loaded image is displayed in the IMG_Visual Image control.
// l'image chargée est affichée dans le champ IMG_Visual Image.
// la imagen cargada se muestra en el control IMG_Visual Image.
IMG_Visual = gsSimagepath
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// clic on btn_validar (Server)
// No evento "Click (server)" do controle Button, escreva o código WLanguage para salvar os dados
// PageToFile é usado para inicializar os itens com os valores dos controles vinculados, para o registro atual.
PageToFile()
IF gsSimagepath<>"" THEN
// Neste caso, o item "Visual" do arquivo de dados do Produto é preenchido com o conteúdo da imagem binária.
// Este conteúdo é recuperado por fLoadBuffer
Product.Visual=fLoadBuffer(gsSimagepath)
END
// HModify é usado para atualizar os dados do arquivo para o registro atual.
HModify(Product)
// PageDisplay é usado para exibir outra página. Em nosso caso, "PAGE_List_of_products" é exibido novamente.
PageDisplay(PAGE_LISTA_PRODUTOS)
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Gerenciando a imagem do produto
No arquivo de dados do produto, um item é usado para armazenar a imagem associada ao produto.
Agora vamos adaptar o código de controle para gerenciar o upload de arquivos em nosso site.
O controle Image já se encontra em nossa página, permitindo que vejamos a imagem, mas vamos dar ao usuário da Web a possibilidade de alterar a imagem associada ao produto.
Para isso, vamos permitir que o usuário da Web faça upload de um arquivo de imagem encontrado em seu computador e associe-o ao item encontrado no arquivo de dados. Estaremos usando um controle de upload.
Observação | O upload consiste em copiar um arquivo do computador cliente para o servidor. Pelo contrário, o download consiste em copiar um arquivo do servidor para o computador cliente. |
Observação | WEBDEV se propõe a gerenciar o upload do arquivo por meio de dois controles específicos:
|
- Para criar o controle de upload:
- No painel "Criação", no grupo "Controles usuais", clique em "Botão". A lista de botões predefinidos é exibida.
- Selecione "Carregando arquivos".
- Clique na posição onde o controle deve ser criado na página (abaixo do controle Image, por exemplo).
Observação | O controle de upload inclui:
|
- Para configurar o controle de upload:
- Exibe o código do controle do botão "ADICIONAR": selecione o controle e pressione F2.
- Diferentes eventos WLanguage estão associados ao controle Upload. Vamos modificar o evento "Recebendo os arquivos carregados" para copiar a imagem para o diretório de dados do site.
- Escreva o seguinte código no evento "Recebendo os arquivos enviados" (ignore os erros de compilação, iremos corrigi-los mais tarde):UploadCopyFile (MySelf, fDataDir (), UploadFileName (MySelf, False ))
gsImagePath = fDataDir () + [ fSep ()] + UploadFileName (MySelf, False )
IMG_ Visual = gsImagePath - Vamos estudar este código:
- UploadCopyFile é usado para salvar no servidor o arquivo carregado pelo usuário. No nosso caso, o arquivo é copiado para o diretório de dados (retornado por fDataDir ). O nome do arquivo é mantido.
- Em seguida, o caminho da imagem enviada é armazenado em uma variável global chamada gsImagePath .
Observação
Por que usar uma variável global? Uma variável global é necessária aqui porque o caminho da imagem será usado no código do botão "Validar", para salvar a nova imagem no arquivo de dados.Consulte os apêndices para obter mais detalhes sobre as condições de uso de variáveis locais e globais. - O fSep permite recuperar o separador que será usado no sistema operacional do servidor ("\" para Windows, "/" para Linux). Portanto, seu site é independente do servidor onde está instalado!
- Em seguida, a imagem carregada é exibida no controle IMG_Visual Image.
- Ao digitar e salvar o código, a variável gsImagePath é exibida em vermelho e um erro de compilação ocorre no painel de erro: "'gsImagePath' identificador desconhecido ou inacessível". Na verdade, essa variável global não foi declarada.
- Para declarar a variável global:
- Vá para o evento "Declarações globais" da página (por exemplo, no editor de código, vá para o painel "Código" e selecione "Declarações globais" na caixa de combinação que lista todos os eventos).
- Digite o seguinte código após a declaração do procedimento:gsImagePath é string
- Vá para o evento "Declarações globais" da página (por exemplo, no editor de código, vá para o painel "Código" e selecione "Declarações globais" na caixa de combinação que lista todos os eventos).
- Salve as modificações clicando entre os botões de acesso rápido. Os erros de compilação desaparecem.
- Feche o editor de código.
- Para salvar a imagem no arquivo de dados do produto:
- Exiba o código do controle do botão "Validar":
- Selecione o controle do botão "Validar".
- Pressione F2.
- No evento "Click (server)", adicione o seguinte código APÓS a chamada para PageToFile :IF gsImagePath <> "" ENTÃO Produto . Visual = fLoadBuffer ( gsImagePath ) END
- Vamos dar uma olhada neste código WLanguage:
- Este código verifica o conteúdo da variável global gsImagePath . Se esta variável não corresponder a uma string vazia, significa que a imagem foi enviada pelo usuário. Neste caso, o item "Visual" do arquivo de dados do Produto é preenchido com o conteúdo da imagem binária. Este conteúdo é recuperado por fLoadBuffer .
- HModify (já encontrado no código) é usado para salvar as alterações no arquivo de dados.
- Salve as modificações ( ou Ctrl + S).
- Feche a janela de código.
- Exiba o código do controle do botão "Validar":
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