domingo, 22 de novembro de 2020

DICAS 3188 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 10 - 05-12-2020-08_00Hrs- Lição 4.1. Conceitos e terminologia



https://youtu.be/2e9BTN9Ab2g



Bom Dia Boa Tarde Boa Noite

Seja Membro do Canal

Esse Video Ao Vivo vai estrear as 08:00 do dia 05/12/2020-

DICAS 3188 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 10 - 05-12-2020-08_00Hrs- Lição 4.1. Conceitos e terminologia  - PARTE A


ASSUNTOS

Lição 4.1. Conceitos e terminologia
visao geral 
Conceitos principais
Terminologia
Os seguintes termos são usados na análise 
Os seguintes termos são usados nas janelas e relatórios 

Proxima Licao : Lição 4.2. O básico do WLanguage







PlayList WebDev tutorial Amarildo Webdev
Playlist Windev Tutorial Amarildo Windev
PlayList Windev Mobile 
Amarildo
Donwloads Windev
Windev
WxSolucoes
Matos Informatica
Repositorio Windev
Inscricao Evento Pcsof
Site forum Google 
Video sobre 3 Mil Videos Windev 
Video sobre Alfaserver servidor 











Lição 4.1. Conceitos e terminologia
Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • Principais conceitos do WINDEV Mobile.
  • Terminologia utilizada pelo WINDEV Mobile.
Duração da aula

Tempo estimado: 10 min
Lição AnteriorÍndicePróxima lição
visão global
Nas partes anteriores, criamos nosso primeiro aplicativo Android e / ou nosso primeiro aplicativo iOS. Após estes exercícios, vamos falar sobre os principais conceitos do WINDEV Mobile e sobre a terminologia específica do WINDEV Mobile.
Conceitos principais
WINDEV Mobile permite que você crie facilmente um aplicativo. Mas o que é um aplicativo ?
Um aplicativo é uma ferramenta usada para executar tarefas, ações automaticamente.
Para criar uma aplicação, o WINDEV Mobile propõe a criação de um projeto . Um projeto vincula e organiza os diferentes elementos do programa. O programa correspondente ao aplicativo será criado a partir do projeto.
Se a sua aplicação utiliza dados, o WINDEV Mobile permite-lhe definir a estrutura da base de dados através da análise . A análise WINDEV Mobile contém a descrição dos arquivos de dados (também conhecidos como "Tabelas" em várias bases de dados). Esses arquivos de dados conterão os dados do aplicativo.

Observação

Descrever os arquivos de dados na análise não significa que eles foram criados. Os arquivos de dados são criados fisicamente durante a execução do aplicativo.
Um ou mais projetos WINDEV Mobile podem ser vinculados à mesma análise. Nesse caso, falamos de análise compartilhada. Por exemplo, um aplicativo para gerenciamento de negócios pode ser dividido em vários módulos. Cada módulo está usando a mesma análise (em tempo de execução, cada aplicativo também pode usar os mesmos arquivos de dados).
Compartilhando uma análise

Terminologia

Como já visto, um projeto WINDEV Mobile (vinculado a uma análise se necessário) é usado para criar um aplicativo. Antes de realmente começarmos a trabalhar com WINDEV Mobile, vamos voltar ao vocabulário usado em WINDEV Mobile. Na verdade, vários termos são específicos do WINDEV Mobile e podem ser diferentes dos usados ​​em outras ferramentas.
Os seguintes termos são usados na análise :
  • Arquivo de dados : a análise é usada para descrever a estrutura dos arquivos de banco de dados. Um "arquivo de dados" corresponde a uma "tabela" em alguns bancos de dados.
    No WINDEV Mobile, " Tabela " representa um objeto gráfico usado para visualizar o conteúdo de um arquivo de dados em uma tabela e / ou para inserir linhas. Uma tabela pode ser usada para digitar os detalhes do pedido, por exemplo.
  • Registro : um registro às vezes é chamado de linha. Um registro de arquivo de dados corresponde a todos os itens definidos para o arquivo de dados.
  • Item : na análise, um item representa uma seção de um arquivo de dados. Todos os itens encontrados em um arquivo de dados são usados ​​para definir a estrutura de um registro.
  • Chave / Índice : No WINDEV Mobile e HFSQL, o conceito de índice está ligado ao conceito de chave. O conceito de chave faz parte das características do item. As teclas são utilizadas para melhorar a velocidade de acesso aos dados e simplificar as operações de navegação realizadas nos arquivos de dados. No WINDEV Mobile, se um arquivo de dados HFSQL incluir vários itens-chave, um único arquivo de índice será criado em tempo de execução.
Os seguintes termos são usados nas janelas e relatórios :
  • Janela : as janelas são usadas para exibir ou digitar informações na tela. As janelas também são chamadas de "Telas" ou "Caixas de diálogo". O usuário pode atuar diretamente nas janelas por meio de controles, botões, ...
  • Relatório : os relatórios são usados ​​para obter uma visão personalizada das informações. Essas informações podem vir do banco de dados, de arquivos de texto, de controles encontrados nas janelas, ... Relatórios podem ser gerados em PDF em aplicativos móveis.
  • Controle : "Controle" é o termo utilizado para identificar os diferentes objetos gráficos exibidos em uma janela ou relatório.
  • Modelo de tema : O modelo de tema é usado para definir o estilo do aplicativo: aparência visual de janelas, botões, controles, ...
  • Estilo : O estilo agrupa as características gráficas de um elemento: imagem de fundo, borda, fonte, ... Os estilos dos diferentes elementos encontrados na interface de um aplicativo WINDEV Mobile são agrupados em uma folha de estilo.

Teste

Teste
teste