Nosso aplicativo de gerenciamento de clientes e pedidos será associado à seguinte análise. Esta análise inclui cinco arquivos de dados diferentes (tabelas):
Cliente,
Pedidos,
Modo de pagamento,
Linha de pedido,
Produtos.
Para criar os arquivos de dados desta análise, utilizaremos os diferentes métodos propostos pelo WEBDEV.
Criando um arquivo de dados: usando um arquivo de dados predefinido
As etapas do assistente de criação de arquivo de dados são:
No assistente, selecione "Selecione uma descrição entre os arquivos de dados predefinidos".
Vá para a próxima etapa do assistente.
A lista de arquivos de dados predefinidos é exibida. Vamos criar o arquivo de dados "Cliente". Na lista de arquivos de dados, selecione "Cliente". Vá para a próxima etapa.
O assistente propõe a lista de itens que serão incluídos no arquivo de dados do cliente. Esta lista é muito impressionante porque permite gerenciar vários tipos de arquivos de dados do Cliente.
Clique em "Nenhum" para desmarcar todos os itens. Em seguida, verifique os seguintes itens: CustomerID, Company, LastName, FirstName, Address, ZipCode, City, StateDep, Country, Phone, Cell, Email.
Vá para a próxima etapa do assistente.
Valide o assistente. O arquivo de dados "Cliente" é criado automaticamente no editor de modelo de dados.
Create the project linked to the site. This project will group all site elements (pages, codes, queries, reports, etc.).
Create the analysis linked to the project. The analysis is used to describe all data files handled by the site.
Creating the project
To create the project:
Start WEBDEV if necessary.
Display the WEBDEV home page if necessary (Ctrl + <).
In the home page, click the "Create a project" button and select "Site". The project creation wizard starts. The different steps of the wizard help you create your project. The information specified in this wizard can be modified later.
Remark
Tip: To create a project, you can also:
Click among the quick access buttons of WEBDEV menu.
The element creation window appears: click "Project".
The wizard proposes to create a blank project or a project based on an example. Select "Create a blank project" and go to the next step ("Next").
Specify the type of site to create. Select "WEBDEV site" and go to the next step.
The wizard proposes two generation modes. Select "Session mode" and go the next step.
The wizard allows you to enter the name of the project, its location and description. In our case, this project will be named "My_WEBDEV_Site".
By default, WEBDEV proposes to create this project in the "\My Sites\My_WEBDEV_Site" directory. You can keep this location or modify it via the [...] button.
Remark
When you develop for the Web, avoid using accented characters in the names of elements (projects, pages, etc.).
For the project summary, type "The purpose of project is to manage products".
The different wizard sections are indicated in the left margin. You can easily go from a section to another one by clicking on it. Since the other steps of the "Description" are not strictly necessary, you can click "Guidelines" directly.
This section is used to define the different guidelines associated with the project. For the code style, don't modify the suggested options. Go to the next step.
This step is used to define the style book (also called "Skin"). The style book is used to define the site style.
Remark
The skins are used to standardize the visual aspect of a site and they allow you to easily change style.
The skin provides the images, the fonts, the texture, the shape of buttons and the styles available for the project.
Select "Phoenix".
We are now going to specify the database information. Click "Database" directly.
Select "Yes, create a new database" and validate. The analysis creation wizard starts.
Remark
To better understand the lessons found in this section and to optimize your training, we advise you to create the "My_WEBDEV_Site" project.
A corrected example can be accessed at any time to check the validity of operations performed.
To open this corrected project, in the WEBDEV home page (Ctrl + <), click "Tutorial" and select "My WEBDEV site (Answer)".
Crie o projeto vinculado ao site. Este projeto irá agrupar todos os elementos do site (páginas, códigos, consultas, relatórios, etc.).
Crie a análise vinculada ao projeto. A análise é usada para descrever todos os arquivos de dados tratados pelo site.
Criando o projeto
Para criar o projeto:
Inicie o WEBDEV se necessário.
Exiba a página inicial do WEBDEV se necessário (Ctrl + <).
Na página inicial, clique no botão "Criar um projeto" e selecione "Site". O assistente de criação de projeto é iniciado. As diferentes etapas do assistente ajudam você a criar seu projeto. As informações especificadas neste assistente podem ser modificadas posteriormente.
Observação
Dica: para criar um projeto, você também pode:
Clique entre os botões de acesso rápido do menu WEBDEV.
A janela de criação do elemento aparecerá: clique em "Projeto".
O assistente propõe a criação de um projeto em branco ou baseado em um exemplo. Selecione "Criar um projeto em branco" e vá para a próxima etapa ("Avançar").
Especifique o tipo de site a ser criado. Selecione "site WEBDEV" e vá para a próxima etapa.
O assistente propõe dois modos de geração. Selecione "Modo de sessão" e vá para a próxima etapa.
O assistente permite que você insira o nome do projeto, sua localização e descrição. No nosso caso, este projeto será denominado "My_WEBDEV_Site".
Por padrão, WEBDEV propõe criar este projeto no diretório "\ Meus Sites \ Meu_WEBDEV_Site". Você pode manter este local ou modificá-lo através [...] do botão.
Observação
Ao desenvolver para a Web, evite usar caracteres acentuados nos nomes dos elementos (projetos, páginas, etc.).
Para o resumo do projeto, digite "O objetivo do projeto é gerenciar produtos".
As diferentes seções do assistente são indicadas na margem esquerda. Você pode ir facilmente de uma seção para outra clicando nela. Visto que as outras etapas da "Descrição" não são estritamente necessárias, você pode clicar diretamente em "Diretrizes".
Esta seção é usada para definir as diferentes diretrizes associadas ao projeto. Para o estilo do código, não modifique as opções sugeridas. Vá para a próxima etapa.
Esta etapa é usada para definir o livro de estilos (também chamado de "Skin"). O livro de estilos é usado para definir o estilo do site.
Observação
As skins são usadas para padronizar o aspecto visual de um site e permitem que você mude facilmente o estilo.
O skin fornece as imagens, as fontes, a textura, a forma dos botões e os estilos disponíveis para o projeto.
Selecione "Phoenix".
Agora vamos especificar as informações do banco de dados. Clique em "Banco de dados" diretamente.
Selecione "Sim, crie um novo banco de dados" e valide. O assistente de criação de análise é iniciado.
Observação
Para entender melhor as lições encontradas nesta seção e otimizar seu treinamento, aconselhamos a criação do projeto "My_WEBDEV_Site".
Um exemplo corrigido pode ser acessado a qualquer momento para verificar a validade das operações realizadas.
Para abrir este projeto corrigido, na página inicial do WEBDEV (Ctrl + <), clique em "Tutorial" e selecione "Meu site WEBDEV (Resposta)".