segunda-feira, 9 de novembro de 2020

DICAS 3178 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 5 - 25-11-2020-08_00Hrs- Lição 2.1. Meu Primeiro Projeto Android - Primeira Implantacao no Dispositivo - PARTE C



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DICAS 3178 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 5 - 25-11-2020-08_00Hrs- Lição 2.1. Meu Primeiro Projeto Android - Primeira Implantacao no Dispositivo - PARTE C


ASSUNTOS

TOP Demais, essa aula, mostrando como 
adicionar o aplicativo no celular .

Primeira implantação no dispositivo
Princípio
habilitar a depuração USB Dispositivo 
Habilitando Samsung
Modo de telefone
informacoes software 
Numero de compilacao - clicar 7 x seguidas
Ir opcoes devesvolvimento
Marcar depuracao usb 
Mostrando no proprio Dispositivo como foi feito 
Conectando Cabo usb e mostrando 
Implementação
Explicando cada passo 
Samsun , Android 10 , dpi 420 , 1080x2340
Fazendo deploi 

Proxima Licao: Interface (UI)






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Primeira implantação no dispositivo

Princípio

Para executar o aplicativo em modo autônomo no dispositivo Android, você deve:
  • Conecte o dispositivo através de uma porta USB.
  • Gere o aplicativo. Um arquivo "apk" será criado. Este arquivo contém todos os elementos necessários para executar o aplicativo em um dispositivo Android.
  • Selecione seu dispositivo no final da geração. A cópia do aplicativo (arquivo "apk") pode levar vários segundos.
Vamos dar uma olhada nessas diferentes etapas.

Observação

Cuidado : é necessário habilitar a depuração USB para executar testes no telefone. Se esta operação não for realizada, o telefone não será detectado pelo WINDEV Mobile.
Para habilitar a depuração USB:
  1. No telefone, selecione o menu "Parâmetros".
  2. Selecione "Sobre o dispositivo".
  3. Clique em "Número da versão" várias vezes para ativar o modo de desenvolvedor.
  4. Suba um nível.
  5. A opção "Opção de desenvolvimento" aparece. Selecione esta opção.
  6. Marque "Depuração USB".
Observação: As operações a serem realizadas podem mudar de acordo com a versão do telefone e sua marca. Por exemplo, para um Samsung Galaxy Notes 3, você deve "tocar" várias vezes no controle "Número da versão" encontrado na opção "Sobre o dispositivo" para habilitar a "Opção de desenvolvimento". Em qualquer caso, uma pesquisa no Google com "usb debugging <nome do dispositivo>" permite que você obtenha o modo de operação adaptado ao dispositivo usado.

Implementação

  • Para gerar o aplicativo Android:
    1. No painel "Projeto", no grupo "Geração", clique em "Gerar" (você também pode clicar Geração Androidentre os botões de acesso rápido).
    2. WINDEV Mobile propõe a seleção da primeira janela de projeto. Em nosso exemplo, selecione "WIN_Welcome" e valide (botão "OK").
      Primeira janela de projeto
    3. O assistente de geração de aplicativos Android é iniciado.
    4. A primeira etapa do assistente permite selecionar o modo de geração do aplicativo. Na verdade, o formato de geração pode mudar dependendo do modo selecionado.
      Para este tutorial, selecione "Gerar para implantação gratuita (loja particular, frota corporativa, etc.)". Vá para a próxima etapa.
    5. A próxima etapa do assistente é verificar as ferramentas necessárias para gerar o aplicativo Android.
      Ferramentas de geração
      O assistente propõe:
      • Baixe e instale automaticamente o Android SDK e o Gradle : neste caso, você só terá que validar a licença. WINDEV Mobile cuida de tudo. Se uma atualização estiver disponível, o assistente de geração proporá automaticamente a realização das atualizações necessárias. Apenas uma conexão com a Internet é necessária. Essa opção estará disponível apenas se o Gradle não tiver sido baixado e instalado anteriormente.
      • Use as ferramentas instaladas automaticamente . Esta opção está disponível se as ferramentas foram baixadas e instaladas durante uma geração anterior.
      • Especifique a localização das ferramentas já instaladas em seu computador . Nesse caso, tudo que você precisa fazer é especificar os caminhos de configuração do Gradle e Android SDK.
    6. Selecione a opção correspondente à sua configuração e vá para a próxima etapa.
      Observação: Se você optou por baixar e instalar as ferramentas, a próxima etapa pode ser relativamente longa e exigir a validação da licença.
    7. A próxima etapa do assistente permite que você:
      • defina o nome do aplicativo (exibido abaixo do ícone usado para iniciar o aplicativo) e o pacote correspondente.
      • selecione o ícone do aplicativo no catálogo de imagens do WINDEV Mobile.
        Informação geral
    8. Vá para a próxima etapa. Esta etapa é usada para definir:
      • a tela inicial do aplicativo,

        Expressar

        Observação: A tela inicial do aplicativo não está disponível na versão Express.
      • as informações salvas no manifesto,
      • as opções do aplicativo:
        • o modo de início do aplicativo (ao iniciar o dispositivo ou não).
        • a gestão de janelas maximizadas (gestão multi-janelas ou não).
    9. Vá para a próxima etapa. O assistente permite definir o número da versão do aplicativo.
    10. Vá para a próxima etapa. Esta etapa é usada para assinar o aplicativo. O assistente propõe:
      • para assinar o pedido.
        Observação: uma assinatura específica é necessária para distribuir o aplicativo.
      • para usar uma assinatura genérica que pode ser usada para testar o aplicativo.

        Expressar

        Observação: A assinatura do aplicativo não está disponível na versão Express.
    11. Selecione "Usar uma assinatura genérica".
    12. Vá para a próxima etapa. Como optamos por gerar o aplicativo para uma frota de dispositivos, o assistente se propõe a escolher o tipo de dispositivos. Mantenha as opções padrão.

      Observação

      Se você tiver um dispositivo conectado ao PC, use "Detectar hardware automaticamente". Assim, na próxima vez que um aplicativo for gerado, este tipo de dispositivo será selecionado automaticamente.
    13. Vá para a próxima etapa.
    14. O assistente permite incluir arquivos específicos (arquivos de dados, imagens, ...). Esta possibilidade não será usada em nosso exemplo. Mantenha as opções padrão.
    15. Vá para a próxima etapa. O assistente permite incluir bibliotecas específicas. Mantenha as opções padrão.
    16. Vá para a próxima etapa. O assistente permite incluir dependências remotas usadas pelo projeto. Mantenha as opções padrão.
    17. Vá para a próxima etapa. O assistente permite definir as permissões do aplicativo. Por defeito, de acordo com as funções WLanguage utilizadas na aplicação, WINDEV Mobile detecta as permissões necessárias.
    18. Vá para a próxima etapa. Você tem a capacidade de restringir o download do aplicativo na Google Play Store para os dispositivos equipados com os recursos usados. Mantenha as opções padrão.
    19. Vá para a próxima etapa. O assistente permite que você configure as opções do Android SDK. Mantenha as opções padrão.
      Configuração avançada
    20. Vá para a próxima etapa.
    21. Encerre o assistente. A geração é executada automaticamente em segundo plano. Gerandoícone indica que a geração está em andamento.
    22. Quando a geração é finalizada, uma janela pop-up é exibida no editor:
      Geração concluída

      Observação

      Esta janela pode ser exibida a qualquer momento clicando no Geraçãoícone.
    23. Para copiar e executar o aplicativo no dispositivo vinculado ao computador ou em um emulador, clique em "Implementar".
    24. Uma nova janela é exibida, permitindo que você selecione o dispositivo de tempo de execução. Se você possui um dispositivo Android conectado ao computador de desenvolvimento, selecione o dispositivo conectado ao PC.
É isso, nosso primeiro aplicativo é gerado e executado no dispositivo Android.

Observação

Nesta lição, executamos um teste de janela no simulador. WINDEV Mobile permite executar vários tipos de testes de todo o aplicativo.
Você pode testar seu aplicativo:
  • no simulador proposto por WINDEV Mobile: selecione " Depurar no simulador de telefone Android genéricoDebug on XXXX simulator" entre as opções de acesso rápido. Esta opção permite que você teste rapidamente o projeto no PC. Esta é a opção que usamos neste tutorial.
  • diretamente no celular (opção padrão): selecione “ Depurar no dispositivo móvelDepurar no aparelho celular” entre as opções de acesso rápido: a geração será realizada e o aplicativo será copiado e executado no celular conectado ao computador atual. Você pode testar o aplicativo diretamente no seu dispositivo.
Executar teste de projeto

DICAS 3177 -WEBDEV TUTORIAL 106 - 24-11-2020-08_00Hrs- Licao 9.1 - Os componentes internos - Parte A



https://youtu.be/r7Q2vqudGEg



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DICAS 3177 -WEBDEV TUTORIAL 106 - 24-11-2020-08_00Hrs- Licao 9.1 - Os componentes internos - Parte A

ASSUNTOS


Os componentes internos
visão global
Passo a passo 
Etapa 1: 
Criação de um componente interno
Proxima Licao: 
Etapa 2: usando o componente interno



DICAS 3067 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.1-14-09-2020 11hrs-DESCUBRA WEBDEV
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B





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Lição 9.1. Os componentes internos
Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • O que é um componente interno?
  • Criando um componente interno, passo a passo.
  • Distribuindo e usando um componente interno.
Duração da aula

Tempo estimado: 30 min
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visão global
Um componente interno é um grupo de elementos do projeto. Este grupo é usado para:
  • organizar um projeto,
  • compartilhar elementos entre diferentes projetos (principalmente por meio do Gerenciador de código-fonte).
Quando um componente interno é incluído em um projeto, todos os elementos do componente são incluídos no projeto. Os elementos públicos podem ser tratados diretamente no editor. Além disso, o componente interno pode ser depurado diretamente do projeto que o utiliza.
Os projetos que utilizam um componente interno têm acesso no editor WEBDEV ao nome dos objetos, procedimentos ou métodos tornados visíveis pelo criador do componente.
Criar um componente é brincadeira de criança .
Como proceder? Não mude nada, crie suas páginas, procedimentos, classes. Então, quando terminar, escolha a opção de criar um componente e pronto!
Um componente interno pode conter código, páginas, uma análise, arquivos de dados, etc.
Passo a passo

Etapa 1: Criação de um componente interno

Vamos criar um componente interno usado para assinar e cancelar a assinatura de um boletim informativo em um site.
Este componente inclui:
  • uma página, usada para ver a lista de pessoas que assinaram o boletim informativo,
  • um modelo de controle da Web que contém os diferentes controles (edição de endereço de e-mail, botão de validação, ...),
  • uma análise que descreve o arquivo de dados dos assinantes.
Para evitar a necessidade de desenvolver o código necessário para o funcionamento do componente, todos os elementos necessários foram agrupados em um projeto denominado "WW_Internal_Component". Usaremos este projeto para criar nosso componente interno. Um novo projeto será criado posteriormente para usar este componente interno.
  • Para abrir o projeto de exemplo:
    1. Exiba a página inicial, se necessário (Ctrl + <).
    2. Na página inicial, clique em "Tutorial" e selecione "Componente Interno (Exercício)".
    3. O projeto é carregado.
  • Vamos testar o modelo de controle deste projeto:
    1. Abra o modelo de controle da Web denominado "TPLC_NewsletterSubscription" (clique duas vezes em seu nome no painel "Explorador de projetos").
    2. Execute o teste do modelo de controle da Web ( Teste um elementoentre os botões de acesso rápido).
    3. Digite um endereço de e-mail.
      Teste de modelo de controle
    4. Clique em "VALIDAR" para adicionar o endereço ao arquivo de dados.
    5. Feche o navegador e volte para o editor.
    6. Você pode verificar o conteúdo do arquivo de dados com WDMap (acessível no painel "Ferramentas" da faixa de opções).
Agora vamos criar nosso componente interno.
  • Para criar um componente interno:
    1. No painel "Explorador de projetos":
      • Selecione a pasta "Componentes internos".
      • Abra o menu pop-up (clique com o botão direito).
        Componente interno no
      • Selecione "Novo componente interno".
      • O assistente de criação de componente interno é iniciado.
    2. Vá para a próxima etapa do assistente.
    3. Identifique seu componente: digite "InternalComponentNewsletterSubscription". A legenda do componente é proposta automaticamente.
    4. Vá para a próxima etapa.
    5. Selecione os elementos que serão incluídos no componente. Em nosso caso, todos os elementos devem ser selecionados.
      Assistente de criação de componente interno
    6. Vá para a próxima etapa.
    7. O assistente pede que você selecione os elementos do componente que estarão acessíveis no projeto do cliente.
      Em nosso caso, todos os elementos devem ser selecionados.
      Assistente de criação de componente interno
    8. Vá para a próxima etapa.
    9. Esta etapa é usada para especificar o modo de gerenciamento dos dados do componente. No nosso caso, o componente interno usa sua própria análise.
      Assistente de criação de componente interno
    10. Selecione "Utilizar uma análise específica" e, no campo "Análise", selecione a análise correspondente ao projeto atual ("WW_Internal_Component.wda" no subdiretório do projeto "WW_Internal_component.ana"). Por exemplo: "Meus Sites \ Meus Exemplos \ WW_Componente_Interno (Exercícios) \ WW_Componente_Interno.ana".
    11. Conclua o assistente. O WEBDEV criará o componente interno em um diretório específico do seu projeto.
No painel "Explorador de projetos", o modelo de controle da Web "TPLC_NewsletterSubscription" não está mais na lista de modelos de controle da Web do projeto. Pelo contrário, o componente interno que acaba de ser criado está listado na pasta "Componentes internos", junto com seus diferentes elementos: modelo de análise e controle da Web.
Componente interno no

E


Teste

Teste
teste