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DICAS 3180 -WINDEV MOBILE TUTORIAL 6 - 27-11-2020-08_00Hrs- Lição 2.2. INTERFACE - PARTE A
ASSUNTOS
Interface (UI)
visão global
Escolher a resolução de acordo com o dispositivo
Entrando na descricao da janela em UI
Exemplo pratico
Como Centralizar controle
Alinhamento centralizar - Horizontal
Gerenciamento de touchscreen
Exemplo prático
Criando uma imagen
escolhendo uma imagen
em detais, marcar automatic scroll and zoom
Gerando apk
Mostrando funcionamento no celular
os diferentes tipos de controles
Proxima Licao : Distribuindo o aplicativo
Samsun , Android 10 , dpi 420 , 1080x2340
PlayList WebDev tutorial Amarildo Webdev
Playlist Windev Tutorial Amarildo Windev
PlayList Windev Mobile
Amarildo
Donwloads Windev
Windev
WxSolucoes
Matos Informatica
Repositorio Windev
Inscricao Evento Pcsof
Site forum Google
Video sobre 3 Mil Videos Windev
Video sobre Alfaserver servidor
Lição 2.2. Interface (UI)
- Escolher a resolução de acordo com o dispositivo.
- Orientação da janela.
- Gerenciamento de tela sensível ao toque.
Tempo estimado: 30 min |
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Ao criar um projeto, você deverá escolher a resolução que será utilizada nas janelas do projeto. Dois casos podem ocorrer:
- Você está usando um único dispositivo de destino : neste caso, tudo o que você precisa fazer é selecionar este dispositivo na lista proposta pelo assistente.
- Você está usando vários dispositivos de destino com diferentes resoluções de tela : neste caso, você deve escolher a menor resolução comum a todos os dispositivos. Através da ancoragem de controles na janela, o conteúdo será adaptado à resolução.
No Android, uma janela pode ter uma das seguintes orientações:
- Livre: a janela segue a orientação do dispositivo,
- Bloqueado no modo retrato,
- Bloqueado no modo paisagem.
Nos dois últimos casos, nenhuma operação específica é necessária.
Para uma janela livre, a organização dos controles e seu tamanho devem se adaptar à orientação. O mecanismo de ancoragem deve ser usado para obter um resultado adequado.
Exemplo prático
- Abra (se necessário) o projeto "My_Android_Project" que foi criado na lição anterior.
Responda
Um projeto corrigido está disponível. Para abrir este projeto, na página inicial do WINDEV Mobile (Ctrl + <), clique em "Tutorial" e selecione "Meu projeto Android (Resposta)".
Em nosso exemplo, o projeto foi criado para um telefone e foi testado no modo retrato no simulador.
We are now going to run its test in landscape mode in the simulator.
- Run the project test in simulator mode:
- In the quick access button area, expand "GO" if necessary and select " Debug on XXX simulator".
Remark
By default, the project test on a mobile device is proposed among the quick access buttons. After selecting " Debug on simulator" for the first time, the corresponding icon ( ) will be automatically proposed among the quick access buttons. - Validate (if necessary) the window that opens up.
- The window is displayed in portrait mode.
- The simulator shows an icon-based menu: .
- Modify the window orientation with the "Rotation" option.
- A orientação da janela muda na tela. Em nosso exemplo, a localização do botão não muda: ele não se adapta à orientação da tela.
- In the quick access button area, expand "GO" if necessary and select " Debug on XXX simulator".
- Agora vamos modificar nossa janela para que o controle do botão "Exibir" seja centralizado e permaneça centralizado independentemente da orientação do dispositivo.
- Pare o teste e volte para o editor.
- Para centralizar o controle de botão na janela:
- Selecione o controle (clique no controle Botão).
- No painel "Alinhamento", no grupo "Centralização e distribuição", clique em "Centralizar no pai (Horz.)".
- Para que o controle Button permaneça centralizado na janela, usaremos a ancoragem de controle:
- Selecione o controle, se necessário.
- Abra o menu pop-up (clique com o botão direito).
- Selecione "Âncora": a janela para definir as âncoras é exibida:
- Select "Horizontally centered" and validate ("OK" button).
Remark
In the window displayed in the editor, you will notice the little red arrows in the control. These arrows indicate that the control is anchored.
- Run the project test on simulator ( among the quick access buttons):
- The button is centered in portrait mode.
- Change the orientation of simulator.
- The button remains centered in landscape mode.
One of the most important aspects of the interface for a mobile application is the touchscreen management.
A "multi-touch" feature is a technique allowing the user to interact with a device via several contact points.
Handling images is one of the most common multi-touch features. The display size on a phone being reduced, it is often necessary to zoom an image and/or to move inside an image.
This allows you to perform a zoom on an image via the contact of 2 fingers moving apart.
To manage the "multi-touch", WINDEV Mobile proposes:
- Specific options available in the Image control.
- Specific WLanguage functions.
- Specific optional processes.
Practical example
- Open (if necessary) the "My_Android_Project" project that was created in the previous lesson.
Answer
A corrected project is available. To open this project, in the WINDEV Mobile home page (Ctrl + <), click "Tutorial" and select "My Android project (Answer)".
- Na janela "WIN_Welcome", crie um controle de imagem:
- No painel "Criação", no grupo "Controles usuais", clique em "Imagem".
- O controle de imagem aparece no modo de criação sob o cursor.
- Mova o mouse na janela em direção à posição onde o controle será criado. Para soltar o controle na janela, basta clicar novamente.
- Clique duas vezes no controle Imagem: a janela de descrição do controle é exibida.
- Na guia "Geral", selecione uma imagem do seu disco no controle de edição "Imagem" (via "Navegar").
- Se a imagem estiver localizada em um diretório diferente do diretório do projeto, o WINDEV Mobile propõe a cópia do arquivo de imagem para o diretório do projeto. Aceite clicando em "Copiar arquivo para o diretório sugerido".
- Display the "Details" tab: the options for multi-touch management are displayed:
- Select "Automatic scroll and zoom".
- Validate the control description window.
- Save the window (click among the quick access buttons).
- A UI error appears in the error pane: the automatic window scrollbars are in conflict with the scrolling features of Image control.
- To avoid this UI error, disable the window scrollbars:
- Open the window description ("Description" in the popup menu).
- In the "UI" tab, uncheck "Automatic Scrollbars".
- Validate the description window.
- Save the window (click among the quick access buttons). The UI error disappears.
Remark
O gerenciamento multi-touch não pode ser verificado no simulador. Para verificar esse recurso, o aplicativo deve ser testado (ou implantado) no dispositivo móvel. - Feche o projeto.
WINDEV Mobile propõe vários controles. Esses controles são usados para exibir ou inserir dados. Alguns controles são projetados especificamente para uma interface móvel.
Para desenvolver seus aplicativos, você pode usar os controles padrão (controles de edição, imagens, botões de opção e caixas de seleção), mas também controles mais específicos, como:
- o controle Multiline Zone para criar interfaces (UI) semelhantes às janelas nativas do Android,
- o controle de mapa para visualizar uma posição em um mapa ou itinerário,
- o controle de anúncio para exibir um banner de publicidade,
- o menu em forma de "Barra de ação".