domingo, 18 de outubro de 2020

DICAS 3151 -WEBDEV TUTORIAL 85 - 31-10-2020-10_00Hrs-Licao 5.4 - IDIOMA - GERENCIANDO VARIOS IDIOMAS - PARTE A



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DICAS 3151 -WEBDEV TUTORIAL 85 - 31-10-2020-10_00Hrs-Licao 5.4 - IDIOMA - GERENCIANDO VARIOS IDIOMAS - PARTE A 

ASSUNTOS


Lição 5.5. Gerenciando vários idiomas
O que é um site multilíngue?
Criando um site multilíngue, passo a passo
Escolha dos Idiomas 
Acrescentando Espanhol no idioma 
Sicronizando Projeto
Localizando os elementos do projeto
traduzindo Janela page_lista_produtos
Proxima licao: Continuar Traducoes - Localizando Imagen 



DICAS 3067 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.1-14-09-2020 11hrs-DESCUBRA WEBDEV
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B










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Lição 5.5. Gerenciando vários idiomas
Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • O que é um site multilíngue?
  • Criando um site multilíngue, passo a passo.
Duração da aula

Tempo estimado: 50 min
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O que é um site multilíngue?
Um site multilíngue é um site que propõe uma interface em vários idiomas: inglês, francês, alemão ou qualquer outro idioma.
O mesmo site criado com WEBDEV pode propor até 64 idiomas diferentes.
Vamos tratar de um projeto que pode ser executado em inglês ou em francês, conforme a escolha do usuário.
As etapas a seguir são usadas para transformar um site em um site multilíngue:
  • Escolha dos idiomas do projeto.
  • Localizando os elementos do projeto (páginas, relatórios, controles, ...).
  • Localizando as mensagens encontradas no código.
  • Programando a mudança de idioma no site.
Vamos aplicar essas diferentes etapas ao projeto "Full_WEBDEV_Site". Este projeto, disponível em inglês, será traduzido para o francês.

Responda

Se você não executou as operações nas lições anteriores, pode seguir esta lição abrindo um projeto corrigido: na página inicial do WEBDEV (Ctrl + <), clique em "Tutorial" e selecione "Site WEBDEV completo (com páginas)".
Escolha dos idiomas do projeto
  • A primeira operação consiste na escolha dos idiomas do projeto.
    1. Abra a descrição do projeto: no painel "Projeto", no grupo "Projeto", clique em "Descrição".
    2. Clique na guia "Idiomas". Nosso projeto apoiará inglês e francês.
    3. Clique no botão "Adicionar". A janela para selecionar os idiomas é exibida.
      Adicionando um idioma ao projeto
    4. Clique em "Francês". Uma marca de seleção é exibida à direita do idioma.
    5. Validar. O idioma "francês" aparece na lista de idiomas do projeto.
  • A guia "Idiomas" também pode ser usada para configurar as opções linguísticas em relação aos números, às moedas, às datas, ... para o idioma selecionado. Vamos ver um exemplo:
    1. Clique no idioma "Francês".
    2. Selecione a guia "Data".
    3. Opções linguísticas específicas são usadas por padrão: você pode definir o formato da data, bem como a tradução usada para os dias e meses. Se você selecionar "Usar as configurações definidas nas opções linguísticas do sistema operacional", os parâmetros usados ​​na implantação serão os parâmetros do servidor (e não os parâmetros do usuário).
    4. Mantenha "Usar os seguintes parâmetros".
      Descrição do Projeto

Observação

Nas opções linguísticas, você tem a possibilidade de escolher a direção do texto para o idioma (guia "Vários", opção "Direção do texto"). Isso permite que você crie interfaces com uma linguagem escrita da direita para a esquerda.
  • Validar. Uma mensagem propõe sincronizar os diferentes elementos do projeto. Responda "Sim". Todos os elementos do projeto abertos no editor (páginas, relatórios, ...) são fechados e os idiomas adicionais são adicionados a esses elementos.

Observação

Podem ocorrer erros de interface do usuário. Vamos ignorá-los por enquanto. Esses erros serão processados ​​posteriormente neste tutorial.
Localizando os elementos do projeto
Todos os elementos do projeto podem se tornar elementos multilíngues: páginas, relatórios, ... Vamos modificar alguns elementos na página "PAGE_List_of_products" para apresentar os diferentes métodos que podem ser usados. Vamos ver como modificar:
  • a imagem do logotipo usada na página PAGE_List_of_products.
  • as legendas dos controles na página PAGE_List_of_products.
  • as opções do menu.
  • uma mensagem exibida pelo código WLanguage.
  • Abra a página "PAGE_List_of_products" no editor (clique duas vezes em seu nome no painel "Explorador de projetos", por exemplo).
  • Valide a atualização do modelo, se necessário.
  • Em primeiro lugar, verifique se a página PAGE_List_of_products está associada aos diferentes idiomas definidos no projeto:
    1. Exibe a descrição da página ("Descrição" no menu pop-up da página).
    2. Selecione a guia "Idioma": os dois idiomas selecionados no projeto são exibidos.
    3. Selecione a guia "Geral": o título da página deve ser traduzido.
      Descrição da página
    4. Substitua o texto encontrado na seção francesa por "Liste des produits".

DICAS 3150 -WEBDEV TUTORIAL 84 - 30-10-2020-10_00Hrs-Licao 5.3 - GROUPWARE - DEFININDO DIREITOS - PARTE D



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DICAS 3150 -WEBDEV TUTORIAL 84 - 30-10-2020-10_00Hrs-Licao 5.3 - GROUPWARE - DEFININDO DIREITOS - PARTE D 

ASSUNTOS


Definindo direitos
Definindo direitos para os Visitantes do site
Acrescentando Menu no template
Voltando direitos 
Bloqueando para visitantes, Incluir Produtos
Bloqueando modificar Produtos 
Mostrando a Pagina como visitantes
Mostrando a Pagina conectando amarildo 


DICAS 3067 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.1-14-09-2020 11hrs-DESCUBRA WEBDEV
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B














PlayList WebDev tutorial Amarildo Webdev
Playlist Windev Tutorial Amarildo Windev
Playlist windev Franca PcSoft
Amarildo
Windev
WxSolucoes
Matos Informatica
Repositorio Windev
Site forum Google 
Video sobre 3 Mil Videos Windev 
PlayList Pedrosao
Video sobre Alfaserver servidor 
Ultimo Video manipulacao arquivos











Teste do site

  • Vamos agora fazer o teste do nosso site:
    1. Execute o teste do projeto ( Executar teste de projetoentre os botões de acesso rápido).
    2. A página correspondente à lista de produtos é exibida.
    3. Clique no link "Conexão". A página de conexão é exibida.
    4. Conecte-se como supervisor:
      • Login: supervisor
      • Senha: supervisor
    5. Validar.
    6. A página para configuração de groupware é exibida.
      Teste de groupware do usuário

Criação de usuários e grupos

Para configurar o groupware do usuário, vamos criar um grupo "Gerenciamento de Produtos". Este grupo agrupará todos os usuários com permissão para modificar e adicionar produtos no site.
Em seguida, vamos criar um usuário chamado Alison, associado ao grupo "Gerenciamento de Produtos".
  • Para criar um novo grupo de usuários:
    1. Clique na guia "Grupos".
    2. Clique em "Adicionar um grupo". A tela para inserir um novo grupo é exibida.
    3. Digite o nome do grupo: "Gerenciamento de produtos".
    4. Clique em "Salvar". O grupo "Gerenciamento de produtos" aparece na lista de grupos definidos para o groupware do usuário.
  • Para criar um usuário:
    1. Clique na guia "Usuários".
    2. Clique em "Adicionar um usuário". A tela para inserir um novo usuário é exibida.
    3. Digite as seguintes informações:
      • Login: Alison
      • Primeiro nome: Alison
      • Selecione "Forçar a seguinte senha" e digite a senha: Alison.
        Observação: Você pode dar ao usuário a capacidade de escolher sua senha durante a primeira conexão.

        Observação

        Informações sobre o usuário:
        • Nas informações do usuário, apenas é necessário o login.
        • Você também pode definir que o usuário é um supervisor de groupware. Neste caso, ele poderá modificar os usuários, os grupos e os direitos.
    4. Clique em "Salvar". O usuário denominado "Alison" aparece na lista de usuários definidos para o groupware de usuários.
  • Para associar o usuário denominado "Alison" ao grupo "Gerenciamento de produtos":
    1. Selecione o usuário chamado "Alison" na página.
    2. Marque a quadrícula no início da linha: os botões "Grupos de usuários" e "Excluir usuário" aparecem.
    3. Clique em "Grupos de usuários".
    4. No pop-up que aparece, marque "Gerenciamento de produto" e clique em "Validar".
    5. A associação é realizada. O nome do grupo de usuários "Alice" aparece nas listas de usuários.

Definindo direitos

Vamos agora definir os direitos de acesso ao menu para adicionar um produto.
Uma boa prática consiste em recusar os acessos padrão e em conceder acesso apenas aos grupos selecionados .
  • Agora vamos definir direitos para os usuários não conectados (o que significa não identificados pelo groupware). Esses direitos serão usados ​​por padrão ao iniciar o site, desde que o usuário não esteja conectado.
  • Para definir os direitos:
    1. Para evitar que todos os usuários acessem a página de adição de produto, selecione "Visitante (não conectado)" (clique na caixa de seleção na parte superior da linha). Cada usuário não conectado é automaticamente associado a este usuário.
    2. Clique para definir os direitos.
    3. A página exibida é usada para selecionar cada página do aplicativo, modelo de página ou relatório.
      • Para cada página, template de página ou relatório, é possível especificar se o elemento estará ou não acessível ao usuário (ou grupo) previamente selecionado.
      • Para cada página ou modelo de página, você pode definir se os controles terão o comportamento do site (padrão) ou se ficarão inativos, invisíveis ou acinzentados.
  • No nosso caso, o link "Adicionar um produto" é encontrado no modelo da página "PAGETPL_Menu":
    1. Selecione o modelo de página "PAGETPL_Menu" na lista. Os direitos definidos no modelo de página serão aplicados a todas as páginas que usam o modelo.
    2. Os nomes dos diferentes controles de página aparecem à direita.
    3. Para "Submenu Opção_2", selecione "Cinza" na caixa de combinação "Estado".
    4. Feche o navegador.

Teste do site

  • Agora vamos fazer o teste do site.
    1. Execute o teste do projeto ( entre os botões de acesso rápido).
    2. Por padrão, a opção "ADICIONAR UM PRODUTO" está acinzentada.
    3. Clique em "Conexão" e use o login "Alison" (e a senha "Alison"). Validar.
    4. A opção "ADICIONAR UM PRODUTO" não está mais acinzentada.
    5. Feche o navegador.
Desativando o gerenciamento de groupware de usuário
O groupware do usuário não será mais usado no restante deste tutorial . Portanto, você pode desativar o gerenciamento dos direitos do usuário neste projeto:
  1. No painel "Projeto", no grupo "Projeto", clique em "Groupware do usuário".
  2. Na janela que é exibida, na guia "Integração", selecione "Nenhum groupware de usuário".
  3. Validar.

Teste

Teste
teste