quinta-feira, 29 de outubro de 2020

DICAS 3164 -WEBDEV TUTORIAL 98 - 12-11-2020-10_00Hrs- Lesson 7.3. Secure transactions and payment



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DICAS 3164 -WEBDEV TUTORIAL 98 - 12-11-2020-10_00Hrs- Lesson 7.3. Secure transactions and payment - PARTE A

ASSUNTOS
Transações e pagamentos seguros
Protegendo as informações e as páginas via TLS / SSL
Visão geral
Implementar transações seguras por meio do protocolo TLS / SSL
Transações protegidas por TLS / SSL em um site WEBDEV
pagamento seguro
Visão geral
Sistema para pagamento seguro em um site WEBDEV
Usando o componente fornecido com WEBDEV: "Componente de Pagamento Seguro"
Proxima Licao: Ancoragem e zoneamento



DICAS 3067 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.1-14-09-2020 11hrs-DESCUBRA WEBDEV
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B





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Lição 7.3. Transações e pagamentos seguros
Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • Protegendo as informações e as páginas via TLS / SSL.
  • Pagamento garantido.
Duração da aula

Tempo estimado: 15 min
Lição AnteriorÍndicePróxima lição
Protegendo as informações e as páginas via TLS / SSL

Visão geral

Por padrão, os dados trocados entre o computador do usuário da Web e o servidor da Web não são protegidos. Esses dados fluem claramente na rede.
Vários sistemas podem ser usados ​​para proteger os dados. Um sistema comum consiste na utilização do protocolo TLS (Transport Layer Security) / SSL (Secure Socket Layer). As informações não são mais trocadas por meio do protocolo HTTP, mas por meio do protocolo HTTPS (por exemplo: https://customers.mywebdevsite.com/customers).

Implementar transações seguras por meio do protocolo TLS / SSL

Para implementar transações seguras via TLS / SSL, você deve instalar um certificado no servidor web e configurar o servidor web.
Dois métodos diferentes podem ser usados ​​para obter um certificado:
  1. Uma compra ao lado de um organismo certificado.
  2. A geração de um certificado autoassinado.

Transações protegidas por TLS / SSL em um site WEBDEV

O modo seguro é implementado ao exibir a página que precisa ser protegida (página para inserir o número do cartão de crédito, por exemplo).
Tudo o que você precisa fazer é chamar SSLActive no código do navegador do botão que abre esta página.
Assim que a página segura for aberta, todas as ações serão executadas no modo seguro (o que significa criptografadas), independentemente dos objetos usados ​​(link, tabela, looper, imagem clicável, ...).
Consulte a ajuda sobre SSLActive para obter mais detalhes.
pagamento seguro

Visão geral

A maioria dos sites de negócios que permitem aos usuários da Web realizar uma compra online está usando um sistema de pagamento online por cartão de crédito.
O pagamento seguro é um recurso essencial para um site de e-commerce. A solução de pagamento deve tranquilizar o usuário da Web (o "cliente") e deve garantir o pagamento ao site da empresa.
Os dados trocados durante esta transação devem ser protegidos (por meio do protocolo SSL que foi descrito no parágrafo anterior, por exemplo).
Estão disponíveis várias soluções de pagamento (PayBox, ATOS, CyberMut, CyperPaiement, SPPlus, ...).
O princípio para pagamento seguro pode mudar ligeiramente de um provedor para outro, mas em geral é o mesmo:
Princípio de pagamento seguro
  • 1 a 4. Preparação do pedido no site de e-commerce: o internauta faz o pedido no site. Durante a operação de pagamento, o site de e-commerce transfere as informações utilizadas para identificar o pedido (número do fornecedor, valor da fatura, etc.) para o operador de pagamento.
  • 5 a 7. Digitação e verificação do número do cartão de crédito: o usuário digita o número do cartão de crédito em uma página de pagamento seguro. A transmissão de dados é protegida via SSL para garantir a confidencialidade dos dados. O site da empresa não sabe o número do cartão de crédito digitado pelo usuário da web.
  • 8. Voltar ao site de e-commerce: o operador de pagamento indica ao site de e-commerce se o pagamento foi validado, cancelado ou recusado.

Cuidado!

Importante: este domínio evolui muito rapidamente. Antes de implementar uma solução de pagamento, verifique sempre as soluções mais recentes propostas pelos diferentes fornecedores!

Sistema para pagamento seguro em um site WEBDEV

Etapas gerais
Na maioria dos casos, as seguintes operações devem ser realizadas ao implementar uma solução para pagamento seguro:
  1. Solicite um kit de desenvolvimento ao operador de pagamento (PayBox, ATOS, SIPS, CyberMut, ...).
  2. Entre em contato com a operadora de pagamento para estabelecer um contrato de vendas remotas. Nesta etapa, o banco fornece um número de fornecedor.
  3. Contate o operador de pagamento para estabelecer um contrato especificando os parâmetros para o contrato de vendas remoto.
  4. Implemente o site de negócios.
Usando o componente fornecido com WEBDEV: "Componente de Pagamento Seguro"
Vários componentes usados ​​para realizar o pagamento online são fornecidos com o WEBDEV. O componente "Pagamento seguro" inclui vários modos de pagamento seguro. O componente "Pagamento seguro" é fornecido com seu código-fonte e um exemplo de uso.
  • Para abrir o exemplo de uso do componente "Pagamento seguro":
    1. Abra a página inicial do WEBDEV (Ctrl + <).
    2. Clique em "Abrir um exemplo".
    3. Na área de pesquisa, digite "Pagamento".
    4. Clique no link correspondente ao exemplo "WW_SecurePayment": o projeto correspondente é aberto automaticamente no editor.
    5. No painel "Explorador de projetos", selecione a configuração "Exemplo".
    6. Você pode testar este exemplo.

DICAS 3163 -WEBDEV TUTORIAL 97 - 11-11-2020-10_00Hrs- Lesson 7.2. Cookies



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DICAS 3163 -WEBDEV TUTORIAL 97 - 11-11-2020-10_00Hrs- Lesson 7.2. Cookies - PARTE A

ASSUNTOS


Lesson 7.2. Cookies
O que é um cookie?
Do que é feito um cookie?
Exemplo prático The cookies
Criado um projeto webdev_cookie_Amarildo
e se econtra repositorio windev 
Como usar cookies?
CookieWrite("EDT_Remetente",EDT_Remetente)
EDT_Remetente=CookieRead("EDT_Remetente")
fazer exemplo meu_webdev_site_gerenciar_produtos_amarildo




====================
// CookieWrite - Grava um cookie no computador do usuário da web.
// CookieWrite - Writes a cookie to the web user's computer.
// CookieWrite - Écrit un cookie sur l'ordinateur de l'internaute.
// CookieWrite - Escribe una cookie en la computadora del usuario web.

CookieWrite(EDT_Name,EDT_Value_to_write)
=======================

// CookieRead - Recupera o valor de um cookie salvo no computador do usuário da web.
// CookieRead - Retrieves the value of a cookie saved on the web user's computer.
// CookieRead - Récupère la valeur d'un cookie enregistré sur l'ordinateur de l'internaute.
// CookieRead: recupera el valor de una cookie guardada en la computadora del usuario web.

EDT_Read_Value=CookieRead(EDT_Name)

=======

DICAS 3067 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.1-14-09-2020 11hrs-DESCUBRA WEBDEV
DICAS 3068 -WEBDEV TUTORIAL 1-Licao 1.2-14-09-2020 15hrs-Web development and WEBDEV - PARTE A
DICAS 3069 -WEBDEV TUTORIAL 3-Licao 1.2-14-09-2020 16hrs-Web development and WEBDEV - PARTE B


PlayList WebDev tutorial Amarildo Webdev
Playlist Windev Tutorial Amarildo Windev
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Esta lição vai te ensinar os seguintes conceitos
  • O que é um cookie?
  • Como gerenciar cookies?
Duração da aula

Tempo estimado: 10 min
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O que é um cookie?
Um cookie é uma maneira fácil de armazenar temporariamente uma informação no computador do usuário da web. Essas informações podem ser lidas novamente mais tarde pelo site que as criou.
Isso permite que você evite solicitar detalhes já fornecidos durante uma visita anterior e propor páginas personalizadas

Internet

Um cookie tem uma data de validade (30 dias após sua criação por padrão). Ele é destruído automaticamente pelo navegador do usuário da Web quando seu tempo de vida é excedido.
Atenção: o uso de cookies só é possível se o navegador do usuário da Web estiver configurado para aceitar cookies.
Um cookie é usado para armazenar no computador do usuário da Web várias informações, como o nome do usuário, as páginas exibidas pelo usuário, a data de sua última conexão, o backup de suas opções, ...
Essas informações, salvas no formato de cookies, serão lidas pelo site durante a próxima conexão do internauta. Portanto, o site poderá propor informações personalizadas ao usuário:
  • banner publicitário relacionado aos assuntos pesquisados ​​durante a última conexão,
  • página inicial personalizada com o nome de usuário e a data da última conexão,
  • ofertas especiais correspondentes às pesquisas realizadas durante a última visita, ...

Observação

Os cookies não são criptografados quando são armazenados: recomendamos não usá-los para armazenar informações confidenciais.

Do que é feito um cookie?

Um cookie é um arquivo de texto armazenado no computador do usuário da Web (na maioria dos casos, no "cache" da Internet do navegador) durante um determinado período. O cookie é criado pelo navegador ou pelo servidor.
Os seguintes elementos são necessários para armazenar informações em um cookie:
  • Nome do cookie, usado pelo site para identificar o cookie.
  • Texto do cookie, correspondente às informações escritas pelo site: páginas exibidas, detalhes fornecidos pelo usuário da web, ...
  • Data de expiração após a qual o cookie não é mais válido (será excluído automaticamente).
  • Nome do domínio da Internet que criou o cookie.

Exemplo prático

  • Para verificar o gerenciamento de cookies, vamos importar o exemplo de unidade chamado "Os cookies" para o projeto "Full_WEBDEV_Site".
    1. Abra a página inicial do WEBDEV (Ctrl + <).
    2. Na página inicial, clique em "Tutorial" e selecione "Site WEBDEV Completo (Resposta)".
  • Para abrir um exemplo de unidade:
    1. Abra a página inicial do WEBDEV (Ctrl + <).
    2. Clique em "Abrir um exemplo".
    3. No controle de pesquisa, digite "Cookies". O exemplo de unidade denominado "The Cookies" aparece na janela.
    4. Clique no nome do exemplo da unidade.
    5. A página correspondente ao exemplo da unidade é exibida no editor.
    6. Salve a página.
Como usar cookies?
Os cookies podem ser usados ​​de acordo com dois modos diferentes:
  • Cookies usados ​​no código do servidor.
  • Cookies usados ​​no código do navegador.
Para usar cookies, o WEBDEV inclui 2 funções que podem ser utilizadas tanto no código do servidor quanto no código do navegador:
  • CookieWrite : é usado para enviar um cookie ao exibir a página HTML no navegador do usuário da web.
  • CookieRead : é usado para recuperar o valor de um cookie salvo no computador do usuário da web.
A página de exemplo "PAGE_Cookies" apresenta um exemplo para ler e escrever um cookie no código do servidor e no código do navegador.
Consulte Gerenciando cookies para obter mais detalhes.











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